A equipa de saúde da Sub-Região de Saúde de Bragança vai promover um projecto para diagnosticar e intervir sobre as situações de Bullying nas Escolas do Nordeste Transmontano
Este projecto surge na sequência da necessidade detectada pelas equipas de saúde escolar de diagnosticar, por um lado, e de intervir, por outro, sobre este fenómeno emergente no mundo escolar.
O Bullying define-se como uma forma de violência sistemática, repetida e intencional perpetrada por crianças ou jovens normalmente numa situação de desigualdade entre agressor e agredido, contra outras crianças ou jovens.
Embora possa ser directo ou físico ele pode também ser indirecto, com efeitos psicológicos e morais devastadores, existindo ainda uma forma extrema de violência designada como cyberbullying.
O diagnóstico da situação no distrito será feita com recurso a um questionário a ser aplicado aos alunos.
O projecto de intervenção, a ser elaborado pelos profissionais da saúde e da educação que já integram as equipas de Saúde escolar, bem como por um representante dos pais e dos alunos e dos auxiliares de acção educativa, terá em conta os resultados obtidos pela aplicação dos questionários e deverá envolver toda a comunidade educativa no sentido a criação de uma escola que seja segura, agradável, tolerante, ou seja promotora da saúde em todas as vertentes, dado que a violência não tem que ser um processo irreversível, pois como refere a coordenadora da Equipa Distrital de Saúde Escolar, Manuela Santos, citando o Papa João XXIII, “ninguém é totalmente mau, alguma coisa de bom existe nele, comecemos por aí…”.
Todos estes programas foram apresentados no dia 2 de Outubro, em Mogadouro, numa reunião das equipas de Saúde Escolar, dos Conselhos Executivos da Escolas e das direcções dos Centros de Saúde, que teve como ordem de trabalhos, precisamente, a apresentação e discussão das acções a desenvolver no presente ano lectivo.
Este projecto surge na sequência da necessidade detectada pelas equipas de saúde escolar de diagnosticar, por um lado, e de intervir, por outro, sobre este fenómeno emergente no mundo escolar.
O Bullying define-se como uma forma de violência sistemática, repetida e intencional perpetrada por crianças ou jovens normalmente numa situação de desigualdade entre agressor e agredido, contra outras crianças ou jovens.
Embora possa ser directo ou físico ele pode também ser indirecto, com efeitos psicológicos e morais devastadores, existindo ainda uma forma extrema de violência designada como cyberbullying.
O diagnóstico da situação no distrito será feita com recurso a um questionário a ser aplicado aos alunos.
O projecto de intervenção, a ser elaborado pelos profissionais da saúde e da educação que já integram as equipas de Saúde escolar, bem como por um representante dos pais e dos alunos e dos auxiliares de acção educativa, terá em conta os resultados obtidos pela aplicação dos questionários e deverá envolver toda a comunidade educativa no sentido a criação de uma escola que seja segura, agradável, tolerante, ou seja promotora da saúde em todas as vertentes, dado que a violência não tem que ser um processo irreversível, pois como refere a coordenadora da Equipa Distrital de Saúde Escolar, Manuela Santos, citando o Papa João XXIII, “ninguém é totalmente mau, alguma coisa de bom existe nele, comecemos por aí…”.
Todos estes programas foram apresentados no dia 2 de Outubro, em Mogadouro, numa reunião das equipas de Saúde Escolar, dos Conselhos Executivos da Escolas e das direcções dos Centros de Saúde, que teve como ordem de trabalhos, precisamente, a apresentação e discussão das acções a desenvolver no presente ano lectivo.
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