sábado, 11 de outubro de 2008

Associação para crianças com NEE vai nascer no distrito

A reunião de avaliação do estudo realizado por Celmira Macedo no âmbito das necessidades das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) do distrito de Bragança terminou, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, com a proposta criação de uma associação de famílias de crianças com NEE que una as cerca de 500 famílias existentes no distrito afectadas por esta realidade.

As conclusões avançadas por Celmira Macedo, ontem, dia 9, em Macedo de Cavaleiros no âmbito do estudo levado a cabo no distrito com o apoio da Sub-Região de Saúde alertam para a necessidade de mais informação e apoio psicológico às famílias, de mais formação ao nível dos técnicos que lidam com esta realidade e de mais articulação ao nível das entidades que prestam apoio a estas famílias, ou seja, educação, saúde e segurança social.

A este respeito Celmira Macedo não deixou de sublinhar a importância de passar de equipas multi-disciplinares para equipas transdisciplinares funcionais, no sentido de uma reposta mais integrada e eficaz às famílias. Uma ideia reforçada pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Berta Nunes, que ressalta a necessidade de “acabar com o modelo fragmentado dos serviços” inclusivamente dentro da mesma instituição.

A experiência do pai presente neste evento, Eurico Gonçalves, que colaborará com Celmira Macedo na constituição desta associação, ajudou, de resto, a esclarecer os transtornos causados pela falta de articulação entre técnicos, serviços e instituições, tendo testemunhado que a determinada altura se sentiu “perdido” e “abandonado” pelo sistema.

Por isso surgiu esta ideia da formação de uma associação, que foi apoiada por todos os técnicos presentes, também eles manifestamente interessados em conseguir respostas mais coerentes e assertivas às necessidades destas famílias.

Outras propostas ficaram também em cima da mesa na sequência deste estudo, como a elaboração de um livro com informações úteis para as famílias que lidam com crianças com NEE e a realização de acções de formação e sensibilização dirigidas aos profissionais das áreas da saúde e da educação.

Todos os interessados na constituição desta associação, que pretende dar apoio às famílias que lidam com crianças com Necessidades Educativas Especiais, devem fazer chegar a sua manifestação de interesse através do e-mail celmiramac@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário