sexta-feira, 25 de maio de 2007

Alunos da UTAD em Miranda do Douro estão divididos

Alguns dos alunos que frequentam o pólo da UTAD em Miranda do Douro querem que os seus cursos sejam transferidos para a s instalações de ensino que a instituição universitária da região de Trás-os-Montes e Alto Douro possui em Vila Real. Outros lutam pela manutenção do estabelecimento de ensino em Miranda.

Actualmente, o campus mirandês lecciona duas licenciatutras: Licenciatura em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento e Licenciatura em Serviço Social, envolvendo um total de 30 docentes que asseguram a formação de cerca de 300 alunos.

Foi no seio deste universo estudantil que recentemente surgiu o movimento pró Vila Real, onde se defende que os cursos que estão a ser leccionados em Miranda do Douro sejam deslocalizados para a cidade do Marão.

Este movimento queixa-se de uma descriminação negativa relativamente aos outros colegas que frequente a UTAD, porque, sublinham, a qualidade de ensino e as condições que Miranda do Douro oferece não são as mais interessantes. O movimento de estudantes pró Vila Real tem vindo a crescer e a reivindicar direitos iguais aos dos outros milhares de colegas que frequentam a UTAD.

Estes alunos denunciam as fracas condições que possui o edifício onde estudam, a inexistência de uma vida académica na cidade de Miranda do Douro e o incumprimento de promessas feitas pela a autarquia.

Apesar deste movimento estudantil estar a fraccionar o universo dos alunos universitários que estudam em Miranda do Douro, um outro grupo de estudantes, liderado por Jorge Pereira, marcou para hoje, quinta – feira, uma manifestação em prol da continuidade deste pólo universitário em Miranda do Douro.

O dirigente estudantil apela a toda a população da cidade para que lute por esta causa, de forma a alertar as entidades competentes para a questão do encerramento do pólo da UTAD em Miranda.

Desde há algum tempo que alguns responsáveis da tutela vêm equacionando o encerramento destas instalações, mas agora, com o surgimento do movimento estudantil pró Vila Real, tudo poderá ficar mais justificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário