segunda-feira, 30 de maio de 2005

XXI Encontro Transmontano de Clínica Geral

A Histórica e bonita Vila de Vinhais foi durante três dias anfitriã de uma das mais importantes reuniões de médicos de família do País: O XXI Encontro Transmontano de Clínica Geral. Mais de 500 médicos de clínica geral de Portugal e de Espanha estiveram presentes neste encontro cujo mote foi "Envelhecer com saúde em Trás-os-Montes" e a sessão de abertura foi presidida pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.
Neste encontro, foi anunciado que a partir do próximo mês de Julho, começará a funcionar, no Centro de Saúde de Vinhais, o serviço de Telemedicina, que engloba as áreas de Telepsiquiatria, Teledermatologia e Teleradiologia.Este serviço, já em curso na unidade de saúde, surge no âmbito do projecto Caleno, e já foram feitas consultas piloto de Psiquiatria e Dermatologia com os hospitais de Bragança e Vila Real.
A organização e o funcionamento dos serviços de Saúde foram outros dos temas abordados neste XXI Encontro Transmontano de Clínica Geral e numa das regiões mais envelhecidas e pobres do país, estes temas serviram como ponto de partida para a discussão em torno das doenças crónico degenerativas, tais como a osteoporose, a diabetes, a mellitus, as doenças cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crónica.
Estas são doenças que, segundo a organização "representam um impacto marcante na morbilidade e mortalidade da nossa população, em particular numa região tão envelhecida como a de Trás-os-Montes". Neste evento, também foi testada a utilização da vídeo-conferência nas unidades clínicas, com a transmissão de sessões científicas de um auditório para outro.
Em 21 anos de existência o Encontro Transmontano de Clínica Geral foi organizado, pela primeira vez este ano, pela unidade de saúde de Vinhais.
Em paralelo com este evento, decorria no Pavilhão Multiusos da vila de Vinhais uma feira de produtos da terra e artesanato, bem como stands de diversos laboratórios, onde se poderiam observar as últimas novidades da indústria farmacêutica.
C.M [30-05-2005]

Sem comentários:

Enviar um comentário