Por volta das 12.45 Horas do dia 30 de Novembro, reuniram-se no jardim Municipal, cerca de uma centena de pessoas de todas as fachas etárias, respondendo assim ao apelo feito pelo centro de saúde de Macedo de Cavaleiros, para se fazer o laço humano, simbolizando um abraço, em solidariedade com todas as pessoas portadoras do HIV.
De seguida, os organizadores passaram um pequeno filme de informação e de prevenção sobre SIDA no salão nobre da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, finalizando-se esta iniciativa, com um jogo interactivo entre organizadores e espectadores para aplicação dos conhecimentos adquiridos com o acto de sensibilização pública.
Brincadeiras à parte, a ser verdade, o resultado deste jogo não poderia ser pior, só duas pessoas, entre cerca de duas dezenas de participantes, é que não ficariam infectadas, o que denota os poucos cuidados preventivos que de uma forma geral existe relativamente a esta doença.
A Directora do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, Dra. Inácia Rosa, em depoimento feito ao NN, diz que apesar de toda a informação disponível e dos vários projectos a nível das escolas, que vão sendo realizados ao longo do ano, o caso de pessoas infectadas, tem vindo a aumentar. Ao organizar este “abraço” simbólico de solidariedade, pretendeu-se envolver toda a população em geral, uma vez que as campanhas de prevenção, informação e dos projectos da luta contra a SIDA, estão mais direccionados às escolas, ficando a população em geral um bocado esquecida.
C.M
Sem comentários:
Enviar um comentário