Albano Gomes foi presidente da Cooperativa Agrícola de Vinhais durante 12 anos e esteve envolvido na criação da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bisara, Agrupamento de Defesa Sanitária e no Matadouro de Vinhais.
Falecido no dia 6 de Fevereiro deste ano, foi recordado com saudade pelas associações dos agricultores do concelho de Vinhais numa homenagem póstuma realizada no passado dia 6 de Maio.
“Um Homem de coração grande e voz incómoda. De ambos se serviu na defesa da Agricultura de Vinhais. O nosso eterno bem haja” é a inscrição da lápide colocada na campa de Albano Gomes, precedida de uma missa na igreja do Seminário de Vinhais.
O actual presidente da Organização de Produtores Pecuários/Agrupamento de Defesa Sanitária de Vinhais, Moisés Alves, fez um discurso sentido e emocionado ao homenageado, evocando a personalidade de Albano Gomes “O Albano era um homem simples, bom e de ideias fixas, que dizia o que pensava sem rodeios, agradasse ou não a quem ouvia, que dizia aquilo que outros não tinha coragem de dizer”, proferiu Moisés Alves, que trabalhou em conjunto com Albano Gomes na criação do ADS e na revitalização da Cooperativa Agrícola de Vinhais.
No mesmo discurso Alves também afirma que Albano Gomes “era o homem que tinha projectos e ambições para a agricultura deste concelho, que começava o dia a pensar no bem-estar dos outros e acabava o dia a trabalhar para os outros”. “Ele era, não só o maior produtor de suínos de raça bisara, mas também o maior produtor de cereja de Vinhais e queria que toda a matéria-prima fosse transformada no concelho, criando postos de trabalho e mais valias”, afirma Moisés Alves.
Neste rol de atributos o presidente da Organização de Produtores Pecuários/Agrupamento de Defesa Sanitária defende que o homenageado “merece outros destaques, porventura o seu nome escrito numa rua da vila ou do concelho” como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao concelho mormente aos agricultores da região.
C.M [16-05-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário