Abriu finalmente o novo templo de oração de Macedo de cavaleiros. A nova igreja de Santa Maria Mãe da Igreja foi inaugurada no passado domingo dia 14, e tem capacidade para sentar 700 fiéis.
Ao fim de cinco longos anos de construção, a igreja abriu as portas e foram bastantes aqueles que quiseram ganhar lugar para assistir à primeira cerimónia realizada naquele local. Há três anos, a Fábrica da Igreja tomou a responsabilidade das obras, depois de terem sido levantadas suspeitas de falência da “Vicelgon”, empresa encarregue da construção.
O novo templo, de arquitectura moderna, começou a ser construído em Fevereiro do ano 2000 e o orçamento final ultrapassou em dobro o estabelecido inicialmente. Cerca de um milhão e meio de euros foi quanto custou a obra, que é apenas o primeiro passo de um Complexo Paroquial. Complexo esse que vai ainda incluir um centro e uma residência paroquial, bem como um centro juvenil.
No momento, é ainda cedo para falar no início da segunda fase das obras, como refere o pároco de Macedo de Cavaleiros, Inácio Melo, pois não existem datas, nem valores reais do custo das construções. O que se sabe é que estas infra-estruturas já têm projecto e aguardam o lançamento do concurso público.
Mas, mesmo com alguns anos de atraso, a décima primeira igreja do distrito de Bragança foi inaugurada, como não podia deixar de ser, com uma celebração religiosa.
Miguel Midões [18-05-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário