O câncer da mama é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células, que formam um tumor.
O tumor é chamado de maligno quando as suas células têm a capacidade de originar metástases, isto é, invadir outras células saudáveis à sua volta. Se estas células chamadas malignas caírem na circulação sanguínea, podem chegar a outras partes do corpo, invadindo outras células saudáveis e originando novos tumores.
Numa iniciativa, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que aposta na prevenção desta doença, que afecta uma em cada dez portuguesas, as mulheres do concelho de Bragança, com idades entre os 45 e os 69 anos, podem fazer o rastreio do Cancro da Mama na Unidade Móvel de Rastreio (UMR) que se encontra no Centro de Saúde desta capital de distrito.
O rastreio é a única forma de prevenção, permitindo detectar os cancros em fase inicial e para além das mamografias, esta acção de prevenção, ensina as mulheres a fazerem o auto-exame da mama.
O Centro de Saúde de Bragança apoia o Programa de Rastreio de Cancro da Mama por Mamografia, que está a percorrer o País desde o mês de Fevereiro, no sentido de sensibilizar as mulheres do Nordeste Transmontano a auto-examinarem-se e a fazerem exames periódicos, para precaverem e combaterem eficazmente este flagelo.
A Unidade Móvel de Rastreio, vai estar em Bragança até ao final do mês de Junho e a directora do Centro de Saúde de Bragança faz um apelo a todas as mulheres que se encontrem nesta faixa etária para fazerem este exame de diagnóstico, tão importante no combate a esta doença.Este rastreio é gratuito.
C.M [20-05-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário