Apesar do número de consumidores portugueses que preferem pesquisar na Internet antes de efetuar uma compra importante ter vindo a aumentar nos últimos anos (31%), a grande maioria continua a preferir visitar as lojas e/ou ver as montras (68%).
Esta é uma tendência com maior incidência entre as faixas etárias mais velhas (93% dos indivíduos entre os 55 e os 65 anos pesquisam primeiro nas lojas e só 6% o fazem na Internet). Já entre os jovens dos 18 aos 24 anos, o hábito começa a ser primeiro a consulta na web (65% contra 35% que recorre às lojas como primeira fonte de informação). Os dados integram uma análise recente do Observador Cetelem.
A mesma análise do Observador Cetelem verificou que os portugueses dão valor à possibilidade de tocar nos produtos da loja, bem como à experimentação destes. Relativamente à possibilidade de “tocar nos produtos”, 64% “valoriza” esta opção e 28% “valoriza muito”. O experimentar os produtos na loja é “valorizado” por 67% dos consumidores e “muito valorizado” por 25%.
Lojas que criam eventos ou experiências são também valorizadas pela grande maioria dos portugueses (82%). No entanto, esta tendência destaca-se menos entre os indivíduos mais velhos: 78% entre os indivíduos dos 45 aos 54 anos e 68% entre os indivíduos dos 55 aos 65 anos.
«A experiência in situ na loja conserva toda a sua importância aos olhos dos consumidores, uma vez que estes consideram a sua própria pesquisa na loja como sendo, em média, a mais influente. “Só acredito no que vejo” poderia ser o slogan deste consumidor racional. Mesmo na era da desmaterialização, viver “a experiência” dos produtos - vê-los, senti-los e tocá-los -, continua a ser o melhor modo de os comparar» defende Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.
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