quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai construir novo lar

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro viu aprovada uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH) que garantirá o financiamento de mais de 900 mil euros destinados à construção de um novo lar naquela vila nordestina.

O novo equipamento está orçado em 1,6 milhões e deverá resolver parte substancial da lista de espera que existe no concelho. O actual lar acolhe cerca de 80 idosos mas o número de pessoas a necessitarem deste tipo de apoio social ascende a muito perto de uma centena,

A nova estrutura, que estará equipada com mais 30 quartos, metade individuais e os restantes para duas pessoas, terá também uma nova zona de quintal onde os utentes poderão ocupar os seus tempos livres em tarefas como o cultivo de uma horta ou jardinagem.

Esta nova vertente pretende dar complementaridade a vida da maior parte das pessoas que viveu da actividade agrícola. Segundo o provedor da Santa Casa de Mogadouro, João Henriques, em declarações à agência Lusa, este novo equipamento terá "uma nova filosofia para que os idosos não se sintam tão desenraizados, ao deixaram as suas casas para ir para o lar”.

As obras deverão começar em 2010 tendo o projecto um prazo de execução calculado em um ano e meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário