segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Diabetes: porque somos sedentários

A Diabetes caracteriza-se pelo excesso de açúcar no sangue e a insuficiência parcial ou total de insulina no organismo. A diabetes é uma doença crónica e distingue-se em duas classes: “tipo Um” e “Dois”.

O “tipo Um” (insulino-dependentes), tem a ver com a ausência de insulina no corpo e obriga a injecções diárias.

O “tipo Dois” (não-insulino dependentes), é sobretudo condicionada pelos hábitos alimentares, pelo excesso de peso e principalmente pela não existência de exercício físico. Este tipo de diabetes é hereditário, ou seja têm normalmente um familiar próximo com este problema.

Segundo algumas estatísticas, no concelho de Bragança existem cerca de seis mil pessoas com diabetes, onde aproximadamente dez por cento têm que no seu quotidiano receber injecções de insulina.

Segundo especialistas nesta área, a qualidade de vida de indivíduos que sejam diabéticos depende deles próprios, em que o seu papel é tão ou mais importante na sua vida como o de um médico.

A medicação é essencial no tratamento da diabetes, mas a atitude do paciente, perante a doença, é primordial, uma vez que não adianta o paciente tomar a terapêutica certa, se continuar a alimentar-se mal e não praticar exercício físico.

A diabetes tem vindo a aumentar significativamente em todo o mundo devido, principalmente, a maus hábitos alimentares e à falta de exercício físico.

Se tem diabetes pratique exercício.

Sem comentários:

Enviar um comentário