segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Japão gostou dos nossos caretos

O Oriente rendeu-se à magia dos caretos transmontanos!
Os países orientais, nomeadamente o Japão, têm grande afinidade com este tipo de evento e cerca de 15 mil pessoas aplaudiram e receberam calorosamente os caretos de Vila Boa de Ousilhão do concelho de Vinhais que actuaram na Expo 2005, no Japão, onde os pais colocavam os bebés no colo dos caretos para os abençoarem.
Há dois anos a esta parte (data do ressurgimento destes caretos), que os caretos de Vila Boa têm participado em diversas actividades ligadas às máscaras, tanto nível regional como nacional.
São 12 os mascarados, com idades entre os 5 e os 46 anos de idade, que integram este grupo do nordeste transmontano, já com os festejos do Carnaval da sua aldeia na mira.Numa tradição bem transmontana, no dia de Carnaval, os caretos, vêm para a rua, e à mistura com alguns aldeão mascarados, animam a festa, deitando cinza e farinha a todas as pessoas que alinham na brincadeira.
Para o responsável deste grupo, Tozé Vale, a criação de um grupo de gaiteiros é o próximo passo, para acompanharem os mascarados com músicas tradicionais da região. “No próximo ano, espero que o grupo de gaiteiros de Vila Boa esteja formado. Já temos um gaiteiro na aldeia, mas agora temos que incentivar alguém da terra para tocar caixa e bombo”, advoga o responsável.
É de salientar que por toda a região do nordeste transmontano a tradição dos caretos e das mascaras nesta época do ano impera.
[29-01-2006] NN

Sem comentários:

Enviar um comentário