domingo, 8 de maio de 2005

Jovens garantem vigilância e protecção das florestas contra incêndios

À semelhança da experiência piloto do ano passado que operou com sucesso nos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria , o IPJ em parceria com o ICN lançou a 3 de Maio uma campanha de voluntariado jovem para que estes possam ser os guardiões das florestas.
Os interessados podem inscrever-se nas juntas de freguesia, nas delegações do IPJ ou pela Internet.
Os participantes recebem apenas apoio logístico por parte das entidades coordenadoras locais e 12 € para fazer face às despesas de alimentação e deslocação.
O IPJ para este projecto chamou para parceiros as juntas de freguesia, as associações ambientais e associação de Bombeiros que irão coordenar as operações no terreno.“Os jovens vão fazer vigilância, fixa, vigilância móvel, limpezas de caminhos, caudais de água, limpeza da própria floresta e acções de sensibilização”, explica Conceição Bessa Ruão, membro da comissão executiva do IPJ .
O projecto é direccionado para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, mas as portas não se fecham aos mais velhos: “Os governadores civis têm-nos pedido para não excluir o voluntariado sénior, até pela sua resistência física, experiência e conhecimento do terreno”
Susana Magalhães [06-05-2005]

Sem comentários:

Enviar um comentário