A escritora Maria Alberta Meneres começou a escrever quando tinha apenas nove anos de idade e se apaixonou por um dicionário de português, numas férias em Vila do Conde.
A autora esteve presente, na semana passada, na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros, para mostrar aos jovens como de tudo se pode fazer uma história e cativar os jovens para os hábitos de leitura. Maria Alberta Meneres começou a sua carreira de escritora na poesia, mas aos 74 anos de idade já traz consigo uma grande bagagem de livros juvenis para todos os gostos.
O auditório, composto por crianças do ensino básico, conhecia de perto várias obras da escritora e, ao longo dos contos, iam interpelando a escritora com várias questões pertinentes. Alberta Meneres tentou mostrar-lhes a importância da leitura na formação de cada um enquanto pessoa. E, aliás, garante que “a literatura desempenha um papel fundamental na realização social de um jovem”. Com a sua experiência tentou, durante vários dias, fazer ver às crianças a riqueza da literatura e da escrita, bem como a sua mais valia na estruturação do pensamento, na criatividade e na aprendizagem.
A vinda da autora a Macedo de Cavaleiros foi uma das acções do projecto “Aprender a Ler na Vida da Terra Quente Transmontana”. Um plano que pretende promover o livro e a leitura junto das crianças, contribuindo assim para a sua qualificação.
Miguel Midões [29-04-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário