Câmara Municipal de Vinhais financia e promove pelo segundo ano consecutivo a aprendizagem da língua inglesa. Abrangendo também as crianças do mundo rural, este ano lectivo, as aulas de inglês estão a decorrer em dez escolas do concelho (cinco infantários e cinco escolas primárias), e o presidente do Agrupamento de Escolas, Humberto Martins, afirma que “o município devia proporcionar este tipo de ensino a todas as crianças do concelho”.
Cerca de uma hora, estes alunos de tenra idade, aprendem inglês, ao mesmo tempo que se divertem cantando e dançando ao som dos desenhos animados ingleses.
A importância da iniciação do inglês nos mais pequenos é deveras importante “As crianças que começam a aprender Inglês desde cedo ganham, desde logo, uma capacidade comunicativa muito maior. Como as aulas são bastante lúdicas, as crianças ficam com vontade de aprender mais e, um dia mais tarde, têm muito mais facilidade em assimilar línguas novas”, acrescenta o professor que lecciona esta disciplina e embora, no próximo ano lectivo, o ensino do Inglês passar a fazer parte dos conteúdos programáticos, a partir do terceiro ano do primeiro ciclo, Antero Freitas afirma que o projecto deverá continuar, já que “está a ganhar bases bastante sólidas”. O docente reitera que “tendo em conta a distância percorrida para chegar a todas as aldeias, este projecto representa uma extrema dificuldade de concretização”.
Ervedosa uma freguesia do concelho de Vinhais, foi um dos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Vinhais contemplado com o ensino de inglês, e os quatro alunos que a frequentam estão radiantes com estas aulas. Nas palavras do chefe de Divisão Sócio-Educativa da CMV, João Luís Afonso, “não é possível contemplar todas as escolas, porque a autarquia não dispõe de recursos financeiros e humanos para abranger todos os estabelecimentos de ensino”. C.M [29-04-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário