quarta-feira, 14 de março de 2012

Nova molécula para controlo do colesterol já está disponível no mercado português

De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, dois em cada três portugueses têm o colesterol alto. O colesterol em excesso, especialmente o que se costuma chamar de “mau” colesterol, é um dos principais factores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares que todos os anos são responsáveis por cerca de metade das mortes em Portugal.

Neste contexto a Zentiva, marca de genéricos da multinacional farmacêutica Sanofi, acaba de lançar no mercado português uma nova molécula estudada e utilizada para baixar os níveis de colesterol no sangue.


Com este lançamento a empresa pretende facilitar o acesso dos portugueses a medicamentos atuais a preços mais acessíveis ao maior número de possível de pessoas. A redução dos níveis elevados de colesterol, particularmente com as estatinas, representa um dos benefícios clínicos mais importantes na prevenção da doença cardiovascular.


O colesterol não depende exclusivamente da idade, sexo ou tão pouco da silhueta de cada um. A acumulação de colesterol nas artérias inicia-se com maior probabilidade na adolescência, mas poderá começar mais cedo na infância ou mesmo na vida intra uterina e vai-se agravando com o passar do tempo.


Estudos mostram que adultos com níveis adequados de colesterol vivem mais tempo e com melhor qualidade de vida do que aqueles que têm um nível de colesterol mais elevado.


A atorvastatina constitui-se hoje como uma das moléculas mais estudadas no combate ao colesterol. Segundo o estudo aberto de avaliação da eficácia e tolerância da atorvastatina na correção do perfil lipídico, um projeto médico-científico efetuado a 208 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos, a molécula demonstrou em doentes portugueses com um variado leque de dislipidemias, uma excelente eficácia e tolerância, com uma redução dos valores em 25,2%, 32,2% e 23,3%, respetivamente no colesterol total, LDL e triglicerídeos.


O estudo foi desenvolvido por José Manuel Silva, atual Bastonário da Ordem dos Médicos enquanto Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Coimbra.


A Zentiva é marca de genéricos da multinacional farmacêutica Sanofi. A operar em 32 mercados, é a terceira maior empresa de genéricos da Europa e fornece medicamentos a cerca de 800 milhões de pessoas.


Em Portugal, a Zentiva pretende continuar a crescer e chegar ao top 10 das empresas de medicamentos genéricos a atuar no mercado nacional.


A empresa detém um portfolio de 35 moléculas, abrangendo as áreas do aparelho cardiovascular, sistema nervoso central, sistema respiratório, aparelho genitourinário e anti-infecciosos & antifúngicos.


Fonte: Ardina Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário