domingo, 11 de outubro de 2009

Assembleia de voto fechada após Homem ter sido baleado mortalmente

Aconteceu na pequena aldeia de Sorvença, da freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto. Um homem foi baleado por um outro indivíduo à porta de uma Assembleia de voto.

Os desacatos levaram ao encerramento da Assembleia, tendo a GNR sido deslocada para o local.

A vítima é marido da Presidente da Junta de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, e o autor do disparo é candidato à Junta de Freguesia de Ermida pelo PS, confirmou à Agência Lusa o Governandor Civil de Vila Real, Alexandre Chaves.

"Houve troca de tiros entre o candidato do PS e o marido da senhora presidente e candidata do PSD ao mesmo cargo e há um que cai. O candidato do PS é que vitimou o marido da presidente", disse Alexandre Chaves.

De acordo com fonte policial do Comando da GNR de Vila Real, o homem tinha 57 anos e foi morto por "questões políticas".

O PS de Mondim de Basto já reagiu ao acontecimento. Segundo o candidato socialista à Câmara daquela localidade, António Cunha, acusado de ter morto hoje a tiro o marido da presidente daquela junta de freguesia ,"agiu em legítima defesa".

Segundo Humberto Cerqueira, candidato à câmara municipal, "o homicida agiu em legítima defesa e ficou inclusivamente ferido. A vítima esperou-o mesmo antes de abrirem as urnas, pelas 07:35, e disparou e o outro [candidato do PS] reagiu.

De acordo com esta fonte, em declarações à agência Lusa, a vítima terá passado "toda a noite a ameaçar a população de Ermelo de agressões caso votasse no PS".

Outras fontes referem que o alegado homicida terá entrado bruscamente dentro da escola primária onde iria decorrer o acto eleitoral e atirado sobre a vítima um tiro de caçadeira que se revelou fatal.

As desavenças entre os dois indivíduos já eram conhecidas pelos habitantes locais e resultam de disputas que têm a ver com a gestão dos baldios da localidade.

O primeiro-ministro, José Sócrates, condenou em "absoluto" este acto de violência . "Lamento e condeno esses incidentes, que desconheço se estão ou não ligados à política. Não tenho conhecimento pormenorizado do que se passou. Espero que seja feita justiça", declarou José Sócrates aos jornalistas, após ter votado numa freguesia de Lisboa.

"Um acto de violência, se ligado a uma questão política, mancha sempre um dia de eleições. Espero que o dia decorra sem mais incidentes", acrescentou o secretário-geral do PS.
O Presidente da República lamentou já o incidente ."Lamento profundamente o grave incidente que teve lugar no distrito de Vila Real, em que uma pessoa perdeu a vida. Quero enviar sentidas condolências aos familiares", afirmou Aníbal Cavaco Silva.

O candidato do PS à Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, já veio rectificar as declarações que hoje de manhã deu à comunicação social. Agora o candidato pelo PS à autarquia de Mondim de Basto diz que quando foi "contactado pela comunicação social alertei para o facto de haver outra versão dos factos. Mas eu não estive lá, não posso testemunhar".

Sem comentários:

Enviar um comentário