sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Posturas correctas durante a gravidez

A Sub-Região de Saúde de Bragança está a promover, através dos centros de saúde do distrito, um projecto de sensibilização para a adopção de posturas correctas e a realização de exercícios simples mas muito úteis destinado a todas as mulheres grávidas ou que tenham sido mães recentemente.

O projecto implica a realização anual de três sessões de esclarecimento, cada uma dividida em duas partes, uma centrada no período pré-parto e outra no período pósparto.

O objectivo é chegar a todas as mulheres que ao longo do ano vão passando pela experiência da maternidade. Até ao momento os dados disponíveis indicam que foram contempladas com estas sessões 21 mulheres, 10 em Miranda do Douro, 4 em Sendim, 2 em Alfândega de Fé e 5 em Carrazeda de Ansiães.

A mensagem a passar incide sobre as posturas que as grávidas devem adoptar, por exemplo, enquanto conduzem, para se levantarem da cama e para realizarem outras tarefas no seu dia-a-dia sem provocarem lesões no seu corpo.

Também no período pós-parto urge assumir algumas precauções, nomeadamente no que se refere à amamentação e a outras tarefas inerentes aos cuidados com o bebé como simplesmente pegar-lhe ao colo.

Gestos simples sugeridos pela equipa poderão, assim, ajudar a prevenir ou minimizar as principais queixas das grávidas: dores lombares, compressão do nervo ciático (lombociatalgia), dificuldades respiratórias (provocadas pela compressão do diafragma) e edemas, principalmente nas pernas, devido ao aumento do líquido corporal. Já no caso das mulheres que acabam de ser mães os desconfortos físicos passam pelas dores nas pernas e nas costas, pela atrofia da musculatura perineal e pela incontinência urinária temporária.

Para garantir que todas as grávidas têm a oportunidade de participar neste projecto os próprios centros de saúde enviam a respectiva convocatória, não obstante a divulgação também ser feita com recurso a folhetos e cartazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário