segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Balsamão tem novo monumento

O Convento de Balsamão, em Macedo de Cavaleiros, possui um novo monumento.
Trata-se de uma escultura em bronze do Escultor Jaime Ferreira dos Santos que assinala o ano de encerramento de acção de graças da beatificação do fundador dos Marianos Beato Estanislau Papczynski.

A estátua foi benzida no dia 20 de Setembro (data próxima do aniversário da sua morte: 17 de Setembro) pelo Bispo de Bragança - Miranda D. António Montes durante a missa solene que contou com a participação do prelado e de um número bastante significativo de fiéis. “Com este monumento, quisemos apresentar à Igreja e ao homem de hoje o Bem-aventurado Estanislau como apóstolo do amor misericordioso de Deus. É um convite a sermos como ele!” disse o Pe Basileu Pires na apresentação do monumento.

A sessão solene que decorreu durante a tarde trouxe a melodia da música clássica com o quarteto de cordas do grupo Canti Quórum que proporcionou um belíssimo e agradável momento musical. A vida do beato Estanislau Papczynski foi ainda relembrada pelo grupo de teatro AJAM. O Padre Andréa Pakula vindo de Roma para este evento foi o responsável pela exaltação da obra do fundador dos marianos.
Para encerrar, o Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros alegrou aquele fim de tarde solarengo.

As ideias-chave do monumento:

A cruz como expressão/revelação máxima do amor misericordioso de Deus, como Boa Nova, anúncio alegre de libertação do pecado e de todo o mal.

A Imaculada Conceição como primeiro e mais belo fruto do amor misericordioso de Deus, porque gratuita e plenamente salva do pecado e toda de Deus e para os homens, exultando de alegria no Senhor. Foi assim que o Bem-aventurado Estanislau compreendeu a Imaculada Conceição.

O Bem-aventurado Estanislau como imagem viva da misericórdia de Deus, nele mesmo e na sua acção libertadora: no socorro às almas do purgatório e no anuncio do Evangelho do amor misericordioso aos homens, aos pobres de hoje. O Bem-aventurado Estanislau está entre “os que estão vestidos de branco e de palmas nas suas mãos” e que o livro do Apocalipse define como “aqueles que vieram da grande tribulação; lavaram os seus vestidos e os branqueram no sangue do cordeiro” (Ap 7, 9.13-14). A sua glória foi a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi alguém para quem o mundo estava crucificado para ele e ele para o mundo (cf. Gal 6, 14). Ele pode anunciar o amor misericordioso e libertador de Cristo!

A força libertadora do amor misericordioso do Senhor encontra a sua expresssão simbólica nas correntes quebradas – junto aos pés do Bem-aventurado – e nos rostos alegres dos rostos de Maria, do Bem-aventurado Estanislau e daqueles que recebem o anúncio do Evangelho.

Almas do purgatório e o anúncio do Evangelho aos mais pobres. Além do mistério da Imaculada Conceição como elemento central do Carisma da Congregação que o novo Bem-aventurado fundou, o monumento apresenta também os outros dois elementos da herança carismática do Pe. Estanislau Papczynski: o amor activo para com os irmãos do purgatório e a anúncio do Evangelho aos mais pobres. Isto expressa-se no monumento do seguinte modo: na sua mão direita, o Bem-aventurado Estanislau segura as contas do rosário – símbolo da oração – , donde brota um rio do qual um veado bebe – símbolo das almas do purgatório. “Como o veado anseia pelas águas vivas assim minha alma anseia por vós, Senhor”, assim reza o salmista (Salmo 42). Na mão esquerda, o Bem-aventurado Estanislau segura o livro do Evangelho, onde está escrito “Deus caritas est” (Deus é amor) – símbolo do anúncio do Evangelho do amor misericordioso de Deus. Por baixo, dos rostos – um de um homem e outro de uma mulher – com expressão de felicidade, símbolo daqueles que acolhem o Evangelho.

Finalmente, a nuvem que envolve todos os outros motivos do monumento. A nuvem, na Bíblia, é um sinal da presença de Deus, que se revela e se esconde, ao mesmo tempo. Toda a vida do Bem-aventurado Estanislau foi vivida na fé (neste presença obscura de Deus). Nessa nuvem, na parte de trás do monumento, está um triângulo, símbolo da Santíssima Trindade, com o olho da Divina Providência. O Bem-aventurado Estanislau acreditou ser sempre guiado pela providência de Deus, seja no seu caminho pessoal de santidade seja na fundação da Congregação. A nuvem, particularmente nos nossos tempos, também aponta para o sonho. O sonho do Bem-aventurado Estanislau foi a fundação da Congregação dos Marianos. Sonho realizado inspirado e realizado pela Divina Providência, com o colaboração empenhada do Bem-aventurado Estanislau.

Sem comentários:

Enviar um comentário