A DECO testou recentemente 19 modelos de cadeiras de marcas diferentes para transportar bebés em automóveis, divididas em três grupos: para crianças até 13 quilos, para crianças entre 9 e 18 quilos e para crianças entre 9 e 36 quilos.
Os testes da DECO foram efectuados em condições consideradas as mais próximas de um acidente real, incluindo uma colisão frontal a 65 quilómetros por hora e uma colisão lateral a 25 quilómetros por hora, com o recurso a uma nova concepção de manequins de teste, cujos resultados são muito parecidos aos que sofre o corpo humano em caso de sinistro rodoviário.
E os vídeos dos ensaios mostraram que as cadeiras do grupo misto 1/2/3 não protegem de forma eficaz crianças de 9 a 36 quilos de peso. Três desses modelos obtiveram apenas duas estrelas, e a DECO desaconselha o seu uso, sobretudo se os modelos não tiverem cintos próprios para segurar com eficácia e assim não protegerem as crianças de uma forma eficaz.
A DECO chama também a atenção das vantagens do Isofix, que é um sistema concebido para facilitar a instalação das cadeiras nos carros e aumentar a segurança do ocupante. Este sistema consiste num pé que se apoia no chão do automóvel ou numa cinta que se prende por trás do encosto de cabeça ou no piso da bagageira.
Segundo o estudo da DECO, mais vale utilizar uma cadeira menos boa de criança do que transportá-las soltas ou mesmo sentadas directamente no banco do carro, presas com o cinto de segurança tradicional.
Os testes da DECO foram efectuados em condições consideradas as mais próximas de um acidente real, incluindo uma colisão frontal a 65 quilómetros por hora e uma colisão lateral a 25 quilómetros por hora, com o recurso a uma nova concepção de manequins de teste, cujos resultados são muito parecidos aos que sofre o corpo humano em caso de sinistro rodoviário.
E os vídeos dos ensaios mostraram que as cadeiras do grupo misto 1/2/3 não protegem de forma eficaz crianças de 9 a 36 quilos de peso. Três desses modelos obtiveram apenas duas estrelas, e a DECO desaconselha o seu uso, sobretudo se os modelos não tiverem cintos próprios para segurar com eficácia e assim não protegerem as crianças de uma forma eficaz.
A DECO chama também a atenção das vantagens do Isofix, que é um sistema concebido para facilitar a instalação das cadeiras nos carros e aumentar a segurança do ocupante. Este sistema consiste num pé que se apoia no chão do automóvel ou numa cinta que se prende por trás do encosto de cabeça ou no piso da bagageira.
Segundo o estudo da DECO, mais vale utilizar uma cadeira menos boa de criança do que transportá-las soltas ou mesmo sentadas directamente no banco do carro, presas com o cinto de segurança tradicional.
Sem comentários:
Enviar um comentário