quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Para combater a obesidade

Com o intuito de combater a obesidade, mormente em jovens, a delegação de Bragança do Instituto Português da Juventude (IPJ) abriu, recentemente, na capital do Distrito, um gabinete de aconselhamento em nutrição que funciona às quintas e sextas-feiras, fornecendo apoio gratuito ao nível da alimentação.

Embora o público-alvo seja os jovens, Vítor Pereira, delegado do IPJ de Bragança, diz que o gabinete, também está disponível a toda a comunidade.

Elisabete Ventura, a nutricionista responsável por este serviço, afirma que a alimentação saudável é posta um pouco de parte nos dias de hoje e que os jovens portugueses estão obesos e que o distrito de Bragança não foge à regra.

A nutricionista explica que “o objectivo da consulta não é proibir, mas sim controlar, dado que este problema está ligado ao consumo desenfreado de determinados alimentos”, e finalizou dizendo que “nas escolas ainda há muito a fazer. Não basta disponibilizar comida saudável nas cantinas, é preciso ensinar os jovens a comer, pelo que as acções de formação são fundamentais”.

Uma das actividades que a nutricionista pretende fazer em paralelo com o atendimento no gabinete, é a de ir às escolas, sensibilizar e incentivar os jovens para terem uma alimentação saudável.

Obesidade, nediez, ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é o acumulo excessivo e patológico de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado óptimo – o que se observa através da comparação entre peso e altura.

Para se determinar o grau de obesidade é utilizado um padrão, chamado IMC (Índice de Massa Corpórea).

O IMC é o resultado obtido quando se divide o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado é dado em "kg/m² ".
IMC = Peso / Altura².
O IMC normal vai de 18 a 24,9 kg/m². Abaixo de 18 é considerado muito magro, entre 25 e 29,9 é a faixa do sobrepeso.

De 30 a 34,9 é obesidade grau I
De 35 a 39,9 é obesidade grau II
E acima de 40 é obesidade grau III ou obesidade mórbida.
Acima de 50 é chamado de super obesidade.
Acima de 60 vem a super-super obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário