A pesca ilegal nas ribeiras de Zacarias e Malimão, que correm nos limites da freguesia de Cerejais no concelho de Alfandega da Fé, que desaguam no rio Sabor tem vindo a aumentar apesar de nas duas ribeiras terem placas de proibição de pesca afixadas.
Nestas duas ribeiras existem várias espécies de peixes como bogas, escalos, ou barbos, que nesta altura do ano, e até ao final de mês de Abril, sobem as águas dos dois ribeiros para desovar.
“Esta actividade resulta na captura de vários milhares de peixes, que acabam por não desovar e morrer, o que contribui para diminuir significativamente o efectivo da várias espécies de peixes que ali nidificam, impedindo-os de se reproduzirem e acabando por alterar a vida no ecossistema”, afirmou Sérgio Vaz, presidente da Associação Desportiva de Caça e Pesca dos Cerejais ao Jornal Nordeste.
Apesar das medidas profiláticas lançadas pelos responsáveis da ADCPC, com o fito de sensibilizar a população e que são insuficientes, o presidente da Associação exige que sejam tomadas medidas urgentes pelas autoridades competentes para admoestar os prevaricadores.
[24-03-2006] NN
Sem comentários:
Enviar um comentário