sábado, 28 de janeiro de 2006

Já não existe risco de transmissão da doença

Em Dezembro último foi diagnosticado tuberculose a um professor e a uma funcionária da Escola E/B 2 Paulo Quintela, em Bragança. Com vista ao início de medidas profiláticas da doença, no início do 2.º período do ano lectivo, a Delegação de Saúde de Bragança iniciou a triagem a toda a comunidade escolar.
Divulgados esta semana, os resultados dos exames efectuados foram negativos, tal como confirmou o delegado distrital de saúde, Victor Lourenço. Também não foi confirmado nenhum novo caso de tuberculose entre os oitocentos indivíduos que fizeram os testes, embora algumas pessoas (por volta de 30) tenham que repetir por precaução, dado que lidavam muito perto com o professor e com a funcionária a quem foi diagnosticada a doença.
De qualquer das formas, Victor Lourenço explicou que “já não existe risco de transmitirem a doença, já que a medicação é eficaz e logo após o início do tratamento deixa de haver perigo de contágio”, despreocupando assim toda a comunidade desta escola bem como a Associação de Pais.
No Nordeste Transmontano esta doença tem vindo a diminuir e com tendência a estagnar. Em 2002 registaram-se oito casos, em 2003 registaram-se dois casos, em 2004 registaram-se sete casos e em 2005 registaram-se seis casos, já com os dois casos do Paulo Quintela incluídos.
Ontem foi anunciado publicamente Um plano mundial de luta contra a tuberculose orçado 45 mil milhões de euros.O anúncio foi feito no Fórum Económico Mundial pelo Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, pelo ministro britânico das Finanças Gordon Brown e pelo norte-americano Bill Gates, refere o Jornal Público.
O plano destina-se a salvar 14 milhões de vidas durante a próxima década. A tuberculose constitui actualmente um problema de saúde pública em todo mundo, e o objectivo é reduzir a sua incidência até 2050.
A tuberculose é frequentemente considerada uma doença do passado, no entanto ela progride a nível mundial a um ritmo de um por cento ao ano. Apesar da existência de tratamentos eficazes, todos os anos são registados no mundo nove milhões de novos casos de tuberculose e cerca de dois milhões de pessoas morrem vítimas da doença, notícia o mesmo jornal.
[28-01-2006] NN

Sem comentários:

Enviar um comentário