terça-feira, 29 de novembro de 2005

Luís Portela em Macedo de Cavaleiros

A ADIMAC (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Macedo de Cavaleiros) promove no próximo dia 26 de Novembro pelas 14.30 horas, na sala nº 14 do Edifício Maria da Fonte, rua Fonte do Paço, uma acção de sensibilização, comunicação e formação de públicos estratégicos no domínio da igualdade de oportunidades, destinada, sobretudo, a empresários, responsáveis associativos, decisores políticos, técnicos de formação e de acção social.
O painel de oradores é constituído por Isabel Ramos, advogada de formação e formadora na área da Igualdade de Oportunidades; Teodoro Pereira, engenheiro mecânico (Universidade do Porto) que actualmente exerce o cargo de Gestor do Gabinete de Empresa de Bragança do IAPMEI-Instituto de Apoio às PME e ao Investimento, e por Luís Portela.
Luís Portela é o nome mais mediático do grupo de oradores, sendo particularmente conhecido pela sua acção à frente da mais poderosa indústria farmacêutica de Portugal: a Bial.
Médico de profissão, exerceu a actividade clínica apenas durante três anos. O seu trabalho é sobretudo destacado pelo desempenho à frente do Grupo Bial, que se tornou, sob a sua direcção, um dos maiores grupos farmacêuticos da Península Ibérica.
Em 1994 Luis Portela criou a Fundação Bial, que além de conceder Bolsas de Investigação Científica, atribui um dos maiores prémios europeus na área da Saúde.
Apesar do seu trabalho científico ser criticado sobretudo na área da biologia, o seu profissionalismo e competência na área da gestão foi já amplamente reconhecido, sendo actualmente Comendador da Ordem do Mérito, de que mais tarde veio a receber a Grã-Cruz.
É também Professor Honorário da Universidade de Cádiz, em Espanha.
Em 1998, foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA.
Colabora regularmente na comunicação social (Jornal de Notícias) tendo publicado na ASA, quatro livros: Para Além da Evolução Tecnológica, À Janela da Vida, Esvoaçando e Serenamente.
Textos seus foram traduzidos e publicados em Inglaterra, no volume Spirit of Life.
Esta acção, promovida pela ADIMAC, tem como objectivo a aprendizagem partilhada e uma inserção do tema da Igualdade de Oportunidades na agenda de desenvolvimento e de estímulo ao diálogo em torno do desenvolvimento local como estratégia de combate à pobreza e superação de desigualdades entre homens e mulheres.
NN [25-11-2005]

Sem comentários:

Enviar um comentário