“Trampolim” é o nome do novo projecto da autarquia de Macedo de Cavaleiros para acabar com a exclusão social no concelho. A candidatura foi elaborada no passado mês de Fevereiro, mas apenas agora foi aprovada. Esta acção vai estender-se a todas as freguesias do concelho de Macedo, e tem como principal objectivo melhorar a qualidade de vida da população. Para que seja uma iniciativa activa, vão ser colocadas na prática uma série de medidas enunciadas pela vereadora Sílvia Garcia. Vai ser criado um Centro de Estudos, Planeamento e Investigação, de forma a realizar um estudo sistemático da realidade socio-económica e cultural do município.
Para que o acompanhamento se torne mais pormenorizado e descentralizado vão ser criados gabinetes de atendimento e acompanhamento nas várias freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros. Sílvia Garcia adiantou ainda que aparecerá um espaço dinâmico de atendimento e intervenção, bem como um espaço iniciativa para desenvolver as dinâmicas locais.
O “Trampolim” tem ainda como finalidade dinamizar as associações, incentivar acções de voluntariado, e ainda facilitar aos jovens a elaboração de projectos de iniciativa local que desenvolvam novos postos de trabalho e rendimento. Como se trata de um projecto para acabar com a exclusão social, os idosos vão ser um dos principais alvos de intervenção, uma vez que a população da região transmontana é bastante envelhecida. Para acompanhar os estratos sociais mais vulneráveis vão ser criados os Grupos de Apoio Comunitário.
Como imagem deste projecto vão aparecer ao longo do ano, por toda a cidade, Mostras e Feiras com o objectivo de divulgar o trabalho realizado e valorizando assim o conhecimento e as tradições retidas por idosos e deficientes, na maior parte das vezes colocados à margem da sociedade.
Miguel Midões [11-08-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário