O Dia Mundial da Criança, tal como o nome indica é comemorado um pouco por todo o mundo. Macedo de cavaleiros não foi excepção e juntou cerca de mil crianças das escolas do ensino básico de todo o concelho no Parque Municipal de Exposições da cidade. Às crianças foi proporcionado um dia divertido, sob um sol abrasador, e um conjunto de iniciativas variadas ligadas ao desporto, como: actividades gímnicas, futebol, corridas de sacos e basquetebol. Mas, o que mais interessou às crianças entrevistadas pelo NN foram os insufláveis, autênticos parques de diversão gigantes e a corrida “ecológica”, que consistia na colocação dos detritos no “ecoponto”, ou seja, no caixote do lixo correcto.
Rara foi a criança encontrada que não soubesse o significado deste dia e houve mesmo quem respondesse que a importância da comemoração deste dia é tão grande que “sem crianças não existiam adultos”. Mas, as respostas ousadas não se ficaram por aqui. O João, de 8 anos, afirmou mesmo que este é um dia “só para as crianças, mas é pouco, o dia das crianças devia ser todos os dias”.
Quem também apoiou esta iniciativa foi a classe docente, que embora não tenha participado activamente nos jogos, concorda com a realização destas iniciativas. Acima de tudo para relembrar a importância da criança na humanidade e os seus direitos enquanto cidadã. De recordar também que, por norma, as crianças são lembradas na Comunicação Social apenas nos acontecimentos negativos que as envolvem,e “nestes dias que estão mais alegres acabam põe ser esquecidas”, como afirmou uma professora.
O Parque Municipal de Exposições encheu-se de crianças para celebrar um dia que devia ser lembrado ao longo do ano.
Miguel Midões [02-06-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário