domingo, 15 de maio de 2005

“Ver e Ouvir é Crescer”

Macedo de Cavaleiros foi o primeiro concelho a realizar o rastreio visual e auditivo a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Baseado no projecto “Ver e Ouvir é Crescer”, que abrange cerca de cinco mil crianças em todo o distrito, tem como apoiantes as autarquias locais e o Centro da Área educativa de Bragança.
Este plano visa a melhoria do sucesso escolar, detectando possíveis problemas nas crianças. Enquanto que os jovens, até aqui, eram submetidos a exames gerais, agora, depois de examinados, os resultados são analisados por médicos especialistas. Perante uma possível necessidade, os médicos convocam as crianças para uma consulta posterior.
Contudo, nem em todos os concelhos o sistema está a funciona. Jacinta Fernandes, uma das impulsionadoras deste projecto e directora do Centro de Saúde de Miranda do Douro, refere que até hoje não recebeu o material necessário para realizar o rastreio, e queixa-se ainda da grande falta de informação.
Em resposta, António Subtil, coordenador da Sub-região de Saúde, advoga que, perante a impossibilidade de fornecer material a todos os centros de saúde do distrito, apareceu a necessidade de criar uma calendarização e um escalonamento.
Numa primeira fase, o projecto realizou-se nas três primeiras cidades transmontanas: Bragança, Macedo de cavaleiros e Mirandela. Em Junho, vão ser sujeitas a rastreio as crianças de Alfândega da Fé e Mogadouro. E, posteriormente, em Setembro, será a vez de todos os outros concelhos, onde se insere Miranda do Douro.
Um projecto que foi recebido com agrado por pais, professores e encarregados de educação.
Miguel Midões [13-05-2005]

Sem comentários:

Enviar um comentário