A cidade de Macedo de Cavaleiros vai “Correr pela Esperança” para apoiar o jovem Sílvio Nogueira a conquistar o sonho de representar Portugal nos jogos Paralímpicos.
A prova realiza-se no dia 19 de Junho e é mais uma das várias corridas que têm sido realizadas por todo o país. Álvaro Basto, mentor de projectos ligados ao desporto para deficientes, refere que o principal objectivo desta pequena maratona é a angariar fundos para a compra de uma cadeira de rodas de competição para Sílvio Nogueira. Cadeiras essas que não são fabricadas no nosso país e que têm de ser adaptadas ao corpo de cada indivíduo. Este facto implica não só os custos da cadeira, mas também os da deslocação a Espanha ou à Alemanha; os únicos países na Europa a fabricarem este material.
Sílvio era um jovem de 21 anos quando ia jogar futebol com os amigos e um trágico acidente com a carrinha que os levava, o atirou para uma cadeira de rodas para o resto da vida.
O percurso da corrida começa junto ao Instituto Jean Piaget e termina no jardim em frente à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. A participar poderão estar todos os interessados, e a autarquia até já disponibilizou mesmo cem t-shirts para os mais solidários e ousados que queiram participar nesta prova. Álvaro Basto fez o convite a várias escolas do concelho e espera que as crianças adiram ao encontro, pois é mais uma forma de comunicarem com uma realidade difícil, como a do jovem açoriano que irá estar presente do dia da prova.
Esta acção é parte integrante do projecto “Inter-Ilhas” e conta com o apoio da autarquia local e da associação de estudantes do Instituto Piaget, que ofereceu um espaço a este projecto, na nave de S.Pedro, durante a semana académica.
Uma corrida de solidariedade para ajudar a concretizar o sonho de um jovem que nasceu e quer morrer desportista.
Miguel Midões [21-05-2005]
Sem comentários:
Enviar um comentário