sábado, 15 de janeiro de 2005

Ucraniano quer fundar escola de canoagem no Azibo

Chama-se Mikel Petrova é imigrante ucraniano a viver em Salsas, concelho de Bragança, e tem um sonho: fundar uma escola de canoagem na albufeira do Azibo.
Mikel, a sua mulher e mais duas filhas estão em Portugal há cinco anos e pensam em não mais regressar à sua terra natal. O Nordeste transformou-se para esta família numa paixão; dizem ter saudades da terra natal, mas sentem Trás-os-Montes já como seu lar.
A família Petrovka é um exemplo paradigmático de boa inserção social na comunidade que os acolheu. Natália Petrova foi mesmo convidada pela Junta de freguesia de Salsas a dar aulas de ginástica ao alunos da escola primária. O nordeste transmontano tem sido o destino frequente de muitos emigrantes de leste, que nos últimos anos, segundo Jorge Nunes, em muito têm contribuído para o desenvolvimento da economia do concelho de Bragança.
Por essa razão a Câmara Municipal resolveu fazer uma festa para esta comunidade de emigrantes. A família Petrovka foi uma das convidadas. O ponto alto desta confraternização verificou-se no Teatro Municipal, onde cerca de 80 emigrantes aplaudiram com manifesta alegria a orquestra russa "Silver Strings".
Ao todo vivem no concelho de Bragança 540 emigrantes legalizados provenientes de cerca de 42 países do leste europeu.
[15-01-2005] L.P

Sem comentários:

Enviar um comentário