quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Rádio de emigrantes portugueses corre o risco de encerrar em França

A Rádio Triunfo, a 5ª emissora em língua Portuguesa fundada há mais de 20 anos em Lille, uma cidade no norte de França, corre o risco de encerrar.
Carlos Pereira, conselheiro das Comunidades Portuguesas neste país, apelou aos portugueses residentes na região de Lille, Roubaix e Tourcoing para participarem na manifestação realizada no passado dia 20 do corrente mês, contra o encerramento desta rádio ouvida por cerca de 80 mil lusófonos.
Mário Bessa protela a acusação feita pelo Conselho Superior Francês de Audiovisual (CSA) de a rádio não ter respeitado o caderno de encargos das rádios geridas por associações, nomeadamente o limite máximo de 20 por cento de verbas provenientes de publicidade afirmando que isso aconteceu numa direcção anterior, quando a rádio passou por um mau período económico e foi controlada por um administrador judicial "que não fez bem o seu trabalho".
A comunidade portuguesa respondeu em força e com a alegria que lhes é peculiar, e cerca de mil pessoas concentraram-se no centro da cidade e percorreram as ruas de Lille ao som do acordeão, enquanto empunhavam bandeiras e faixas com as cores portuguesas.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) mostrou-se também solidária com os trabalhadores da Rádio Triunfo e num comunicado enviado pelo vice-presidente da SPA, José Jorge Letria, ao Concelho das Comunidades Portuguesa em França podiam ler-se frases como "indesejável silêncio” e "um importante veículo de difusão da língua e cultura portuguesas em território francês” .
Esta rádio é mantida actualmente por voluntários.
[25-01-2005] Celina Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário