Alfândega continua o trabalho de planeamento e construção de um município acessível para todos. O Plano de Promoção da Acessibilidade– Alfândega Inclusiva, recentemente concluído, revela-se como um instrumento fundamental neste desígnio.
Este Plano visa contribuir para a eliminação progressiva de barreiras arquitetónicas, urbanísticas, sociais e psicológicas que tanto prejudicam a vida dos cidadãos com mobilidade reduzida. Isso mesmo foi referido durante o workshop Acessibilidade e Mobilidade para todos, que decorreu a 27 de dezembro, na Biblioteca Municipal.
Uma sessão de trabalho, que marcou o encerramento deste Plano, que é produto de uma candidatura efetuada pelo município no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POH-QREN).
O Plano de Promoção da Acessibilidade– Alfândega Inclusiva abrange 5 áreas temáticas : o espaço público, edificado, transportes, comunicação e infoacessibiidades.
Ao todo foram analisados 30 edifícios, percorridos 30km lineares, analisados suportes comunicacionais e presença na internet de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção, no qual foram detetados os problemas existentes, e apresentadas as soluções e ações apropriadas para dotar o município de condições próprias do acesso universal.
Tudo isto com vista à construção de um município com as mesmas oportunidades para todos os cidadãos. Esse é o principal objetivo a concretizar com a aplicação prática das diretrizes do Plano de Promoção da Acessibilidade – Alfândega Inclusiva.
Durante o workshop foram apresentados os resultados dos estudos das acessibilidades, as intervenções do município nesta matéria a participação das entidades parceiras assim como abordadas as perspetivas deste território como um destino de excelência. É que Alfândega da Fé é o mais recente membro da rede de cidades e vilas de excelência e quer afirmar-se enquanto destino acessível e de excelência.
Daí que o encerramento do Workshop tenha sido marcado com a entrega por parte do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade da Bandeira da Rede das Cidades e Vilas de Excelência. Um gesto simbólico que assinala o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município neste campo, afirmando o nome de Alfândega da Fé enquanto local de excelência para viver, trabalhar ou visitar.
Para além disso, esta distinção revela a vontade de trabalhar no desenvolvimento sustentável, harmonioso e integrado do território e pode ser entendida como uma continuidade do trabalho iniciado com o Plano de Promoção da Acessibilidade no sentido de construir uma Alfândega verdadeiramente inclusiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário