A Sé de Miranda do Douro vai acolher, em dezembro, duas novas ordenações numa cerimónia que há mais de 200 anos não era realizada naquela que já foi a sede da Diocese de Bragança-Miranda.
A diocese nasceu em Miranda do Douro há 468 anos, mas desde que a sede foi transferida para Bragança nunca mais houve ordenações naquele espaço, agora denominado de concatedral.
O bispo José Cordeiro vai ordenar dois novos diáconos a 08 de dezembro e decidiu realizar a cerimónia em Miranda do Douro por acreditar que "ajudará muito à dinamização e ao dinamismo" que pretende criar na diocese.
O mais jovem bispo de Portugal ordenou, nos dois anos que leva à frente da diocese, cinco diáconos e um padre, o que "nos tempos que correm é muito bom", mas anseia por mais vocações.
A Diocese de Bragança-Miranda é das menos populosas, com 136.500 habitantes, mas a maior do Norte do país em território, com 326 paróquias e 434 comunidades e conta com apenas 60 sacerdotes.
O prelado está apostado em "inverter a situação" que levou à reorganização iniciada há um ano e prevista há meio século.
Fonte: Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário