quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conhecimentos de Biologia e Geologia para aprofundar ainda neste verão

Mesmo em tempo de férias a vontade de aprender e aprofundar conhecimentos não deve ser colocada de parte. A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o Programa Ciência Viva no verão promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, depois das sessões de astronomia, realizam no final deste mês e princípios de Setembro actividades de biologia e geologia.

A 27 próximo, a biologia leva-nos a conhecer os “Anfíbios e Répteis do Rio Azibo”. Ao longo de um percurso no rio, perto da extinta aldeia de Banrezes, serão observadas e identificadas as espécies de anfíbios e répteis. Os formadores Sérgio Ribeiro e Pedro Teiga, darão a conhecer o papel destas espécies no equilíbrio dos ecossistemas, destacando as mais sensíveis e ameaçadas. O inicio da “aula” decorre às 16h tendo fim previsto para as 20h.

Obrigatória é a visita ao Maciço de Morais, um “antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes”. Os formadores Eurico Pereira, José Feliciano e Pedro Teiga darão a conhecer o fenómeno geológico e vegetação singular no Maciço. Num curto espaço geográfico, entre as localidades de Santulhão, Izeda, Morais e Lagoa, serão observados testemunhos dos continentes Gondwana e Laurússia e do oceano Rheic, envolvidos na formação da Cadeia de Montanhas Varisca, formada à mais de 380 milhões de anos. Marcada para o dia 3 de Setembro, a sessão geológica inicia-se às 8.30h, tendo uma duração prevista de 9 horas.

No dia 10 de Setembro regressa a biologia, desta feita com a actividade “Há vida nas
ribeiras”. Paulo Travassos e Pedro Teiga orientam um percurso na ribeira de Vale de Moinhos, entre Morais e Lagoa, até às proximidades do Rio sabor. Observa-se a vegetação ribeirinhas plantas aquáticas, aves, anfíbios, libélulas, etc. Além da reflexão acerca do papel da vegetação no equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos, será feita a avaliação da quantidade da água através da presença ou anuência de determinadas espécies de macro invertebrados. O inicio está marcado para as 8h, prevendo-se uma duração de 6h.

Estas iniciativas são gratuitas, dirigidas a todos os públicos com idade superior aos 10 anos de idade. O ponto de encontro para as mesmas realiza-se, à hora prevista, no estacionamento do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. Os participantes deverão ir munidos de calçado confortável, água, guias de campo, protectores solares e merenda para piquenique convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário