sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Parlamento Europeu exige mais acção contra os insultos sexistas

O relatório do Parlamento Europeu (PE), sobre o impacto do marketing e da publicidade na igualdade entre homens e mulheres, foi aprovado quarta-feira dia 3 de Setembro por 504 votos a favor, 110 contra e 22 abstenções, realça a necessidade da existência de “bons exemplos” no mundo dos meios de comunicação e da publicidade, para comprovar que “a mudança é possível e desejável”.

O relatório do PE, exige mais acção contra os insultos sexistas ou imagens degradantes de mulheres e homens na publicidade e no marketing e acredita que o anúncio publicitário que melhor rompa com os estereótipos do género deveria ser premiado, tanto pelo público como pelos profissionais da área.

Da mesma forma, neste relatório PE pede que sejam eliminadas dos livros escolares, dos brinquedos, dos jogos de vídeo, da Internet e da publicidade televisiva e noutros meios de comunicação todas as mensagens que ofendam a dignidade humana.

A auto-estima de homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, é também uma das preocupações detectada neste relatório uma vez que o papel da publicidade na promoção de uma figura excessivamente magra como sendo o corpo ideal, pode levar a distúrbios alimentares, e por isso o PE pede mais atenção e cuidado na contratação de mulheres excessivamente magras para a promoção de produtos.

Também o uso do corpo da mulher como objecto, assim como a publicidade a serviços sexuais, em publicações, nomeadamente os jornais locais, facilmente visíveis e ao alcance das crianças devem ser tomados em conta.

O Parlamento Europeu, está de igual modo preocupado devido à falta de progressos ao nível da disparidade salarial entre homens e mulheres nos últimos anos, e aprovaram uma proposta para reforçar a legislação europeia no sentido de obrigarem as entidades patronais a realizarem auditorias aos salários dos seus funcionários.

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