terça-feira, 8 de maio de 2007

Tele-Alarme é a solução para os mais idosos da região

A linha telefónica na área da saúde, o 808 24 24 24, constitui um serviço de aconselhamento e encaminhamento dos utentes que necessitem de cuidados médicos.

Este número funciona 24 horas por dia desde o passado dia 25 de Abril.

A coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, explicou à comunicação social que as pessoas mais idosas iriam ter alguma dificuldade com o número, e que apesar da divulgação existiam muitas pessoas no meio rural que não sabem ler, prevendo-se assim muitas dificuldades na utilização deste serviço gratuito.

Após a constatação destas dificuldades, nasceu a ideia de instalar no distrito o sistema de Tele-Alarme.

“É fornecido aos idosos um medalhão e em caso de emergência eles só tem de carregar num botão”, explicou a coordenadora.

Este sistema avisa de imediato os bombeiros que desencadeiam o processo de ajuda ao idoso, contactando familiares ou vizinhos, ou até mesmo indo ao local. A coordenadora já conseguiu a anuência da Administração regional de Saúde do Norte e está já a trabalhar com a Segurança Social no sentido de desenvolver este sistema com maior celeridade.

De salientar que neste processo além dos bombeiros, também estão envolvidas as respectivas autarquias.

Sem comentários:

Enviar um comentário