quarta-feira, 7 de março de 2007

Plataforma Sabor Livre promove mais uma iniciativa contra a barragem no Sabor

Através de mensagens de telemóvel e via Internet, muitas pessoas estão a ser alertadas pela associação ambientalista Plataforma Sabor Livre numa altura em que a Comissão Europeia está a analisar o processo do empreendimento hidroeléctrico para o Baixo Sabor.

A associação ambientalista Plataforma Sabor Livre vai organizar um encontro nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), junto à ponte de Remondes, em Mogadouro, para contestar a construção da barragem do Baixo Sabor.

Este é já o II Encontro "Pelo Rio Sabor" no concelho de Mogadouro, uma vez que a primeira concentração ocorreu em 2004, onde se reuniram cerca de 400 pessoas de todo o país.

No evento deste ano vai haver uma descida de canoa/kayak de um troço do rio Sabor, e passeios temáticos nas suas margens orientados para temas relacionados com o rio.

O Rio Sabor é o último grande rio sem barragens do nosso país, e um dos últimos da Europa, enquadrando-se em área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo as Directivas Comunitárias, onde, por essas razões, não podem ser realizados empreendimentos causadores de grandes impactos ambientais.

O Rio Sabor possui características únicas, que lhe permitem conservar uma importante comunidade de aves rupícolas ameaçadas e habitats de conservação prioritária a nível Europeu.

A Plataforma Sabor Livre quer comprovar como um rio de águas rápidas, como é o Sabor, pode ser aproveitado para uma série de iniciativas ligadas ao desporto de aventura, chamando assim a atenção para o facto de se tratar de um ecossistema que é um " verdadeiro museu vivo".

A Plataforma Sabor Livre, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, no sentido desta não aprovar a construção desta barragem e ainda de impedir o acesso a fundos comunitários para esse fim.

Numa altura em que a Comissão Europeia se encontra a analisar todo o processo, a Plataforma Sabor Livre vai continuar a alertar a opinião pública para esta situação, tornando conhecida a opinião de muitos portugueses a favor do abandono deste projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário