O Jornal de Notícias, avança hoje com um relatório de sinistralidade, onde o resultado é preocupante, concluiu-se que o número de mortes resultantes de acidentes nas estradas secundárias do distrito é maior que no IP4, o estudo enuncia as estradas EN15 e EN 218 como das mais mortais do distrito de Bragança.
A estrada florestal de Bragança também é referenciada assim como a EN221 em Freixo de Espada á Cinta. Segundo dados da Direcção Geral de Viação, em 2005 o aumento de acidentes situa-se nos 36. Em 2004 ocorreram 411 acidentes e 2005 o número subiu para os 447. Bragança situa-se nos concelhos com mais sinistralidade com vítimas, em primeiro lugar com 27, % seguido de Mirandela com 16,6% e Macedo de Cavaleiros com 1%. Com maior gravidade nos feridos, está Freixo de Espada á Cinta 20% e Vimioso com 15,8%.
O aumento de acidentes no distrito subiu para 33% e as vítimas por acidentes subiram 50%. O Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, já admitiu que 2005 foi um “ano negro” afirmando “Isto é preocupante”.
Relembre-se que foi indicado á pouco tempo, que os acidentes no IP4 reduziram devido á intervenção de sinalética e novo piso. Estes dados vêm agora contrariar os dados estatísticos que davam uma diminuição da sinistralidade no distrito de Bragança.
A Estrada Nacional 15, que liga Bragança a Macedo de Cavaleiros, foi, durante muitos anos, até à construção do Itinerário Principal 4 (IP4), a principal via de acesso da região à cidade do Porto e, regra geral, ao Norte do país. Só no ano passado, morreram naquela estrada duas pessoas, tendo outras duas ficado feridas com gravidade. A natureza dos sinistros foi a colisão lateral com outro veículo, um acidente frequente naquela estrada, porque, em alguns troços, a via apresenta rectas longas, seguidas de curvas apertadas. Trata-se de uma via que ainda é muito usada, principalmente porque faz a ligação a estradas municipais e secundárias que servem a população do meio rural para as deslocações às sedes de concelho. Em alguns locais, a via é sinuosa, zonas consideradas mais perigosas pelos condutores.
Rui Tulik [03-07-2006] Mirandela
A estrada florestal de Bragança também é referenciada assim como a EN221 em Freixo de Espada á Cinta. Segundo dados da Direcção Geral de Viação, em 2005 o aumento de acidentes situa-se nos 36. Em 2004 ocorreram 411 acidentes e 2005 o número subiu para os 447. Bragança situa-se nos concelhos com mais sinistralidade com vítimas, em primeiro lugar com 27, % seguido de Mirandela com 16,6% e Macedo de Cavaleiros com 1%. Com maior gravidade nos feridos, está Freixo de Espada á Cinta 20% e Vimioso com 15,8%.
O aumento de acidentes no distrito subiu para 33% e as vítimas por acidentes subiram 50%. O Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, já admitiu que 2005 foi um “ano negro” afirmando “Isto é preocupante”.
Relembre-se que foi indicado á pouco tempo, que os acidentes no IP4 reduziram devido á intervenção de sinalética e novo piso. Estes dados vêm agora contrariar os dados estatísticos que davam uma diminuição da sinistralidade no distrito de Bragança.
A Estrada Nacional 15, que liga Bragança a Macedo de Cavaleiros, foi, durante muitos anos, até à construção do Itinerário Principal 4 (IP4), a principal via de acesso da região à cidade do Porto e, regra geral, ao Norte do país. Só no ano passado, morreram naquela estrada duas pessoas, tendo outras duas ficado feridas com gravidade. A natureza dos sinistros foi a colisão lateral com outro veículo, um acidente frequente naquela estrada, porque, em alguns troços, a via apresenta rectas longas, seguidas de curvas apertadas. Trata-se de uma via que ainda é muito usada, principalmente porque faz a ligação a estradas municipais e secundárias que servem a população do meio rural para as deslocações às sedes de concelho. Em alguns locais, a via é sinuosa, zonas consideradas mais perigosas pelos condutores.
Rui Tulik [03-07-2006] Mirandela
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