Dez mil atendimentos é o resultado das sete passagens da Unidade Móvel de Saúde de Macedo de Cavaleiros pelas aldeias do município durante um ano de funcionamento. Desde 17 de Janeiro de 2005 que este serviço presta auxilio às populações das aldeias que não têm tão fácil acesso ao Centro de Saúde.
Depois de recorrerem à Unidade Móvel de Saúde, Inácia Rosa, directora do Centro de Saúde, garante que os utentes, caso venha a tornar-se conveniente, são encaminhados para os médicos de família.
Segundo a responsável, “a maioria recorre à unidade para medira a tensão, a diabetes, o colesterol e os triglicerídios”. Mas, esta valência não se destina apenas a este tipo de atendimentos. O pessoal especializado que anda com a unidade móvel abrange também consultas de planeamento, acções de formação, subordinadas a temas como a alimentação, e ainda os cuidados de prevenção da diabetes e o controlo do Plano Nacional de Vacinação (PNV).
Dos dez mil utentes consultados realça-se que cerca de sessenta por cento foram mulheres, e quarenta homens, a maioria casados e acima dos 65 anos. O autarca Beraldino Pinto, em representação da Câmara Municipal de Macedo, uma das parceiras neste projecto, afirma que “a unidade veio trazer dinâmica na saúde do município”.
A Unidade Móvel de Saúde de Macedo de Cavaleiros nasceu de uma parceria entre a autarquia local, o Centro de saúde e a Santa Casa da Misericórdia, e tem por base o projecto “Saúde XXI”. Um serviço que pretende interagir com a população e que já deu provas disso com a sua aparição pública em eventos como a “Feira de S.Pedro”, a “Macedo Mostra”, ou o “Macmovecor”.
Miguel Midões [19-01-2006]
Sem comentários:
Enviar um comentário