Um livro do docente Vítor Manuel Sil, baseado num estudo de inquérito a quinhentos professores do norte do país e com particular incidência no distrito de Bragança. Vários países e vários estudiosos apresentam ideias diferentes quando se fala na definição do conceito de insucesso escolar. Na apresentação deste livro, o autor defendeu vários tópicos possíveis de estarem relacionados com o fracasso escolar dos alunos transmontanos. Acima de tudo, destacam-se dois parâmetros como os principais causadores de insucesso: o ambiente sócio-cultural em que o aluno está inserido e a relação aluno-professor.
Quando se trata de saber quem é o culpado desta problemática, os alvos são vários. Desde alunos a professores, e ao sistema educativo, parece que todos contribuem para que os resultados, no final do ano, não sejam os melhores. No entanto, Vítor Manuel Sil aponta, como factor-chave, a alteração da relação pedagógica entre aluno e professor, no sentido de minimizar o problema do insucesso escolar.
Perante a questão da interioridade, o autor diz não querer acreditar que tenha influência, mas admite que, nos dias que correm, estar no interior ainda pode significar ausência dos meios e condições básicas e essenciais para uma boa aprendizagem. Apela mesmo que “temos de dar uma volta, no sentido de converter esta ideia. Aqui pagamos os custos da interioridade, mas temos de ter convicção de que os nossos alunos podem ser tão bons como em qualquer ponto do país”.
Um livro lançado pela editora do Piaget e que se destina, essencialmente, a pais e professores, mas que pode ser lido por todos aqueles que se interessem pela temática da educação.
Miguel Midões [09-04-2005]
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