sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Incontinência urinária afecta mais de meio milhão. Mulheres desfilam pela qualidade de vida

Mulheres com idades entre os 45 e os 65 anos participam hoje, dia 27 de Janeiro, num desfile de moda que alerta para uma doença ainda motivo de vergonha entre aqueles que são afectados.
A associação Portuguesa de Urologia pretende com esta iniciativa chamar a atenção para o facto da mulher ser hoje em dia socialmente muito activa até tarde, pelo que se deve privilegiar a qualidade de vida.
É neste contexto que se insere a luta contra a incontinência urinária. Apesar de não existir uma estatística fidedigna que aponte para o número total de incontinentes em Portugal, os especialistas calculam um número mínimo de meio milhão de pessoas, entre mulheres, homens e crianças. Mas como nem todos os doentes recorrem ao médico para tratar este problema – apenas 10% dos doentes o fazem –, o número deverá ser bastante superior.
A incontinência urinária é a incapacidade de controlar o esvaziamento da bexiga ou de aguardar pelo momento e o lugar adequado para o fazer. Para além do desconforto e embaraço físico e psíquico da situação, há ainda a acrescentar os custos sociais e económicos da incontinência.
A doença revela igualmente um grande impacto nos idosos, sendo a principal causa de internamento em lares de terceira idade em Portugal. Nas idades mais avançadas são sobretudo as doenças neurológicas e as complicações resultantes de doenças da próstata que contribuem para a incontinência urinária.
A maioria dos doentes ainda ignora que esta doença tem tratamento. Na incontinência urinária de esforço a taxa de cura é de 80 a 90%, enquanto que na incontinência de urgência essa taxa é de 40 a 50%.
É com o objectivo de informar e sensibilizar a população em geral e alertar os profissionais de saúde para as questões relacionadas com a doença que a APU e APNUG organizam pelo terceiro ano consecutivo o Dia da Incontinência Urinária.
Para além de um anúncio televisivo, distribuição de cartazes e folhetos informativos em hospitais, centros de saúde, farmácias e consultórios, entre outros locais, em todo o país, será lançada no dia 27 de Janeiro, a Linha Azul SOS Incontinência Urinária. Através do número 808 201 978, enfermeiras especializadas estarão disponíveis, durante os próximos meses, entre as 10 e as 17h dos dias úteis, para esclarecer dúvidas e dar indicações de locais e formas de tratamento.
O Dia da Incontinência Urinária conta com o patrocínio do Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Associação Nacional de Farmácias, e ainda com o apoio de várias empresas da Indústria Farmacêutica.
[27-01-2005] N.N

Sem comentários:

Enviar um comentário