domingo, 21 de julho de 2013

Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros foi a vencedora do Concurso Escolas Verdes 2013

A Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros foi a vencedora do Concurso Escolas Verdes 2013. Esta Eco-Escola arrecada mais uma distinção na área da Educação Ambiental, tendo em conta o programa de incentivo à aquisição de boas práticas ambientais desenvolvido ao longo do último ano letivo.

Ao longo deste período a escola promoveu atividades diversas envolvendo a comunidade escolar, através de ações de plantação de árvores autóctones na escola e na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, provenientes da sementeira de bolota do ano anterior; a sementeira de novas bolotas e a pintura dos vasos; criação de canteiros e floreiras no recinto da escola; sementeira de ervas aromáticas e medicinais na estufa; cultivação da horta biológica com diversos produtos agrícolas, assim como a sementeira de tremoço para enriquecimento do solo em azoto; compostagem dos restos vegetais do jardim para preparação do terreno da horta; realização de apresentações individuais sobre algumas das espécies animais ameaçadas em Trás-os-Montes; criação de bichos-da-seda; realização do Eco Peddy-paper ou visitas de estudo, tendo sempre como pano de fundo as questões ligadas à natureza, biodiversidade e manutenção dos ecossistemas.

 Isto, além da separação de plástico, papel e vidro em todos os átrios e salas de aula; recolha de toners, tinteiros e telemóveis; recolha de óleo usado; recolha de tampas de plástico promovidas em permanência. O Programa Escolas Verdes é desenvolvido pela Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, EIM, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos dos 12 concelhos do distrito de Bragança, mais o concelho de Vila Nova de Foz Coa, da Guarda.

Os objetivos do concurso são os de encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização da comunidade; Estimular o hábito de participação e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário; Adotar um compromisso ambiental; Incentivar a participação conjunta e organizada de toda a comunidade escolar na construção de uma escola verde; Sensibilizar os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação para a importância das boas práticas ambientais nas escolas.

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