quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alfândega da Fé tem gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica

As vítimas de violência doméstica de Alfândega da Fé podem, a partir de agora, usufruir de um serviço de apoio sigiloso e de proximidade. A Liga dos Amigos de Alfândega da Fé (LACSAF) tem ao serviço da população um gabinete de apoio e inserção às vítimas de violência doméstica (GIAV).

Este gabinete está a trabalhar desde Abril ao nível da proteção e integração social das vítimas e fornece um serviço sigiloso e personalizado às vítimas, permitindo também a reintegração social destas e a reconstrução de um projeto de vida livre de violência.

Para além das vítimas, também a população em geral pode recorrer a este gabinete para prestar o dever cívico de denunciar as eventuais situações de violência que tenham conhecimento. O anonimato e a confidencialidade são garantidos.

A LACSAF contribui assim para a consolidação das estratégias nacionais de proteção das vítimas e promoção da reintegração social, garantindo direitos jurídicos e sociais das vítimas.

Esta iniciativa prima pelo reforço da rede local de instituições que, em articulação, garantem um serviço de proximidade no apoio às vítimas de violência doméstica, garantindo dar uma resposta integrada ao nível social, de saúde de segurança e jurídico.

A LACSAF possui experiência em projetos que promovem a igualdade de género e combate à violência doméstica e pretende expandir a sua área de atuação junto das vítimas numa ótica de proteção e integração destas.

Este projeto é financiado pelo POPH/QREN, Governo da Republica Portuguesa e União Europeia/Fundo Social Europeu e foi criado no âmbito do Eixo 7 do POPH tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Sem comentários:

Enviar um comentário