sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Rede Social de Torre de Moncorvo cria Banco Solidário

Por proposta do Conselho Local de Ação Social, o Município de Torre de Moncorvo aprovou em reunião de câmara realizada em 21 de Setembro de 2012 a criação de um banco solidário com vista a intervir junto da população mais vulnerável no combate à pobreza e exclusão social.

O projeto, ainda em execução, prevê-se que entre em funcionamento em Janeiro de 2013 e tem como objetivo sensibilizar e promover o exercício da cidadania a nível local, intervir ao nível das necessidades básicas das famílias e estabelecer uma rede de apoio informal às famílias em situação de grande vulnerabilidade de saúde ou social.

Inserida no plano de Acão da Rede Social, esta iniciativa será levada a cabo pelo Conselho Local de Ação Social, constituído por 27 instituições do concelho.

O espaço de funcionamento do banco solidário será num edifício da Santa Casa da Misericórdia situado na rua Visconde de Vila Maior que acolherá as doações de bens como vestuário, eletrodomésticos, mobiliário e equipamentos para a 1ª infância, brinquedos e livros escolares que posteriormente serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas.

A organização do voluntariado ficará a cargo do Centro de Saúde, o apoio logístico será do Município e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, enquanto as despesas com o edifício assim como aquisição de mobiliário e organização do espaço serão assegurados pelo Município, através de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário