Dentro em breve a Qualidade do atendimento nos centros de saúde portugueses vai passar a ser certificada.
Este é um projecto do Ministério da Saúde, que tem como objectivo distinguir o trabalho desenvolvido nestas unidades de saúde.
O coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Luís Pisco, apresentou, ontem quinta-feira em Bragança, no âmbito da Semana da Qualidade promovida pela subregião de saúde deste distrito, em representação nacional esta nova marca de qualidade, uma vez que os centros de saúde desta região estão em condições de serem os primeiros a receber a certificação.
Por isso, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 deste mês, os trezentos e cinquenta e cinco centros de saúde e mil e oitocentos e quarenta extensões de todo o país podem candidatar-se à nova marca "Atendimento de Qualidade Reconhecido", criada pelo Ministério da Saúde.
O coordenador deste projecto explicou que as auditorias para avaliar se as unidades têm condições para receber a certificação começarão a ser efectuadas a partir de meados de Janeiro, por uma equipa de auditores do Ministério da Saúde fará essa avaliação, com auditores especializados, chamados "clientes – mistério", que de uma forma anónima se deslocarão aos centros de saúde dissimulando um episódio de doença para assim poderem avaliar as condições em que é recebido o utente.
Os centros de saúde que forem aprovados vão ter afixado “Atendimento de Qualidade Reconhecido", que visa estimular a melhoria do atendimento na prestação de cuidados primários de saúde.
O coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, disse em Bragança que apesar das necessidades existentes no Nordeste Transmontano no que concerne a especialidades médicas, a prestação de cuidados primários, nos centros de saúde na região, é apontada como "exemplar" a nível nacional.
No distrito de Bragança, os aproximadamente 160 mil utentes têm médico de família e os centros de saúde têm sido contemplados de valências que só existiam nos hospitais, nomeadamente fisioterapia e terapeutas de diversas áreas.
Segundo Berta Nunes, coordenadora da sub-região, nos últimos seis meses têm sido desenvolvidos variados manuais de boas práticas com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento, assim como questionários aos utentes para avaliar essa evolução, e os últimos dados, recebidos em Outubro, revelaram que dois terços dos utentes conseguem ter acesso a uma consulta para o seu médico de família em menos de um mês, sendo que a sub-região já desenvolveu um programa com vista a melhorar a acessibilidade às consultas de modo a que sejam menos morosas e de fácil acesso, assim como a informação dos variados serviços existentes nos respectivos centros de saúde, nomeadamente a possibilidade de recurso ao dentista, desconhecida por muitos dos utentes.
Este é um projecto do Ministério da Saúde, que tem como objectivo distinguir o trabalho desenvolvido nestas unidades de saúde.
O coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Luís Pisco, apresentou, ontem quinta-feira em Bragança, no âmbito da Semana da Qualidade promovida pela subregião de saúde deste distrito, em representação nacional esta nova marca de qualidade, uma vez que os centros de saúde desta região estão em condições de serem os primeiros a receber a certificação.
Por isso, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 deste mês, os trezentos e cinquenta e cinco centros de saúde e mil e oitocentos e quarenta extensões de todo o país podem candidatar-se à nova marca "Atendimento de Qualidade Reconhecido", criada pelo Ministério da Saúde.
O coordenador deste projecto explicou que as auditorias para avaliar se as unidades têm condições para receber a certificação começarão a ser efectuadas a partir de meados de Janeiro, por uma equipa de auditores do Ministério da Saúde fará essa avaliação, com auditores especializados, chamados "clientes – mistério", que de uma forma anónima se deslocarão aos centros de saúde dissimulando um episódio de doença para assim poderem avaliar as condições em que é recebido o utente.
Os centros de saúde que forem aprovados vão ter afixado “Atendimento de Qualidade Reconhecido", que visa estimular a melhoria do atendimento na prestação de cuidados primários de saúde.
O coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, disse em Bragança que apesar das necessidades existentes no Nordeste Transmontano no que concerne a especialidades médicas, a prestação de cuidados primários, nos centros de saúde na região, é apontada como "exemplar" a nível nacional.
No distrito de Bragança, os aproximadamente 160 mil utentes têm médico de família e os centros de saúde têm sido contemplados de valências que só existiam nos hospitais, nomeadamente fisioterapia e terapeutas de diversas áreas.
Segundo Berta Nunes, coordenadora da sub-região, nos últimos seis meses têm sido desenvolvidos variados manuais de boas práticas com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento, assim como questionários aos utentes para avaliar essa evolução, e os últimos dados, recebidos em Outubro, revelaram que dois terços dos utentes conseguem ter acesso a uma consulta para o seu médico de família em menos de um mês, sendo que a sub-região já desenvolveu um programa com vista a melhorar a acessibilidade às consultas de modo a que sejam menos morosas e de fácil acesso, assim como a informação dos variados serviços existentes nos respectivos centros de saúde, nomeadamente a possibilidade de recurso ao dentista, desconhecida por muitos dos utentes.
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