sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Praxes condicionadas na UTAD

A Praxe Académica é uma tradição estudantil com mais de quatro séculos de existência. O respeito, a defesa, a vivência e promoção destes valores são intrínsecos aos estudantes nela "vinculados", de forma a manter viva a Tradição e Praxe Académica e em Outubro, com o início do ano lectivo nas universidades, é tempo de tradição.

As praxes são destinadas principalmente a introduzir os novos alunos no espírito e nas tradições de cada instituição, podendo e devendo ser um dos momentos mais divertidos na vida académica e o principal objectivo dos organizadores deverá ser o de criar um ambiente divertido e alegre, no intuito dos caloiros festejarem a entrada na nova escola.

E apesar do inquérito realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) confirmar que as praxes violentas, físicas ou psicológicas diminuíram de forma significativa, esta prática estudantil foi novamente condicionada.

O reitor da UTAD, Armando Mascarenhas, emitiu um comunicado em que proibia “todo o tipo de praxe atentatório da dignidade humana e/ou que ponha em risco a saúde dos estudantes”, proibindo de igual forma “cânticos de praxe que incluam obscenidades”.

O reitor, concorda que a tradição académica deve ser mantida, desde que respeite os princípios da “dignidade humana” e no documento, Armando Mascarenhas Ferreira, veta também todas as actividades de praxe que “contrariem o normal e regular funcionamento dos horários estabelecidos para os estudantes de primeira inscrição”.

Já em 1999, foi proibida também qualquer tipo de praxes nas residências universitárias ou em qualquer outra instalação da universidade, dado que, e conforme o despacho pelo então reitor da UTAD Torres Pereira, ali “ocorriam praxes pouco dignificantes, propícias a ambientes nada saudáveis à integração de novos alunos na academia”.

A praxe dos estudantes da UTAD vai decorrer até ao final da Semana do Caloiro, que inicia no próximo dia 26 e termina a 31 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário