quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Roubo em plena Festa

Durante a madrugada de 26 para 27 de Julho pelas 07:30 um elemento da Confraria encontrou a casa do Milagres arrombada. Já no decorrer das festividades de Nossa Senhora do Amparo e da cidade de Mirandela, o Santuário foi assaltado. O roubo, ao que apuramos, rendeu muito pouco, cerca de 60 euros que estavam numa de recolha de esmolas da casa dos milagres, que dias antes, elementos da Confraria terão conferido. Foi verificado, que remexeram vários documentos e nada foi roubado nem sequer material promocional das festas. Rui Magalhães, Juiz da Confraria, confidenciou-nos que no seu entender, “estes episódios lamentáveis, em nada afectam as festividades, são casos que acontecem, infelizmente, em qualquer sítio”.

Por entre vidros partidos e a tentativa de abrir o cofre que se encontra nas instalações da Igreja de Nª Sª do Amparo, não houve mais estragos. Recorde-se, que na cidade de Mirandela, este tipo de assaltos não é caso único.

Mais casos na Cidade

A Igreja de Nª Senhora da Encarnação (Igreja Matriz), já foi assaltada cerca de 18 vezes, não, não é erro, 18 vezes mesmo, mas com vários estragos a lamentar. Desde a destruição do Sacrário, vidros, cálices, tolhas de altar entre outros bens da Igreja.

O Pe António Augusto Ribeiro, Pároco da Igreja Matriz, falou-nos sobre os anteriores roubos: “Além do material da Igreja o que mais magoa é o vandalismo” num tom de mágoa, Pe Ribeiro há 38 anos em Mirandela, contou-nos que foram roubados dois aparelhos de som no valor de 3.500 euros, um aparelho de som portátil que não sabe precisar o valor e claro o arrombamento das portas.

De uma das últimas vezes já estavam instaladas as câmaras de vigilância e foi captada imagem de um assaltante, mas não se identificou o indivíduo. Neste caso, há mais de duas sem três.

Rui Tulik [01-08-2006]

Sem comentários:

Enviar um comentário