segunda-feira, 15 de maio de 2006

Centro Hospitalar do Nordeste com apenas três radiologistas

Foi ontem celebrado um protocolo entre o Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano e a Sub-Região de Saúde de Bragança, no intuito de melhor regular os termos e as condições do acesso dos utentes aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, tendo como principal objectivo contribuir para uma melhor articulação entre os centros de saúde e o Centro Hospitalar.

A marcação de consultas directamente dos centros de saúde para os hospitais e o envio de relatórios e exames directamente para o hospital com as novas tecnologias e depois para o médico de família também fazem parte das ambições da Sub-região de saúde.

"Para o utente não perder tempo, começamos a ter condições técnicas para que isso seja possível, dado que os médicos de família vão ter um e-mail pessoal e estão a informatizar todos os centros de saúde", explicou Berta Nunes, responsável pela Sub-região de Saúde de Bragança.

O Centro Hospitalar do Nordeste, composto pelos hospitais de Bragança, de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros, dispõe apenas de três radiologistas, dois que estão no hospital de Mirandela e um que está no hospital de Bragança, para uma população de cerca de 170 mil habitantes, distribuídos pelos 12 concelhos que fazem parte do Distrito de Bragança.

Berta Nunes, afirmou também que apesar da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros ter o equipamento necessário, não tem profissionais qualificados. Desta forma a capacidade de resposta a todo o distrito é dificultada ao que obriga os utentes a recorrer ao sector privado.

A Sub-Região de saúde quer esclarecer qual é a capacidade dos hospitais e qual resposta é possível esperar nomeadamente aos parcos meios existentes na área de imagiologia/radiologia.

NN[13-05-2006]

Sem comentários:

Enviar um comentário