segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mais de 100 jovens da Diocese de Bragança participaram no Fátima Jovem 2012

Jovens MIC, Coro Ser Clave, JEF e outros jovens participaram activamente este fim de semana na peregrinação nacional de jovens a Fátima -Fátima Jovem 2012. Foram dois dias marcantes para os 3000 jovens que viveram momentos de encontro, oração, formação, música, cultura e festa sob o tema "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fl 4,4).

Foi à diocese de Bragança - Miranda que coube a missão do voluntariado: no acolhimento, na animação de rua, transporte do andor, bem como cantar nas celebrações liturgicas oficiais, deste modo foi muito bom ouvir o canto melodioso dos Ser Clave e toda a beleza do "serviço aos outros" no acolhimento e animação de rua do grupo de Jovens MIC.

No domingo foi muito belo ver na eucaristia, o recinto do santuário cheio do colorido da juventude. As mãos azuis e amarelas, distribuídas a todos, eram vistas de longe e serviram para louvar, saudar, acolher e dar graças com o cântico "Magnificat".

No sábado foi possível assistir desde manhã a momentos de encontro como o acolhimento fraterno, feito pelos jovens MIC, e toda a música que envolvia os peregrinos que chegavam. No peddypaper todos percebemos melhor a mensagem de Fátima num momento de oração e reflexão pessoal.

A tarde trouxe o encontro de todas as dioceses no recinto onde foi acolhida a cruz entregue aos jovens da Europa pelas mãos de João Paulo II, em ambiente de festa. Um momento de recolhimento foi a saudação a Maria, presidida por D. Ilídio Leandro membro da (CELF). À noite os momentos marcantes do terço na capelinha e a procissão das velas: o recinto do santuário estava inundado pela luz da juventude.

Entre estes momentos de oração foi ainda possível participar do concerto com a banda São Sebastião, com toda a alegria e entusiasmo próprio dos jovens.

A noite foi pequena para a vigília onde a alegria de Rão Kyao fez cantar melodiosamente as suas interpretações e fez dançar todo o auditório Paulo VI; as palavras ditas entre o humor e a profundidade das palavras à luz da mensagem do Santo Padre partilhadas pelo bom amigo José Pedro Cobra arrancaram gargalhadas saudáveis e eloquentes; Inmaculada Molina Ager trouxe à memória momentos vividos e frutos das JMJ de Madrid; e por último "Juntos na Alegria" uma peça de teatro-musical levou todos à reflexão sobre temas do quotidiano.

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Padre Eduardo Novo, encerrou a noite e partilhou a "alegria sentida" desafiando todos os jovens "a ir mais além, voar mais alto e levar e proclamar esta alegria profunda e profícua a todos os telhados".

Toda a equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil saúda e agradece a participação de todos os jovens participantes, voluntários, convidados, secretariados diocesanos e movimentos que colaboraram para que o Fátima Jovem 2012 fosse a festa da juventude, onde a alegria foi realidade, realizando assim o lindo sonho de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário