quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Governo Civil abre serviço de apoio à vítima da violência doméstica

O Governo Civil de Bragança, em colaboração com o Centro Distital de segurança Social e estruturas de missão contra a violência doméstica, GNR e PSP lançou um novo serviço de protecção e atendimento às vítimas da violência doméstica.

Segundo os dados mais recentes da APAV, as denuncias de situações de violência doméstica perpetrada dentro dos agregados familiares têm subido significativamente na região de Trás-os-Montes E alto Douro, o que constitui um sinal inequívoco de que o problema existe e que terá de ter um tratamento social adequado.

Depois de um conjunto de reuniões de trabalho entre os responsáveis do Governo Civil de Bragança e estruturas locais da PSP e GNR do Nordeste, foi delineado um modelo de funcionamento de um novo Núcleo de Atendimento e Apoio às Vitimas da Violência Doméstica, considerado adequado ao contexto do Distrito.

O Governador Civil, Jorge Gomes, salientou para a comunicação social que o novo serviço tem como objectivos primordiais, numa primeira fase, a detecção de casos relacionados com a violência psicológica e a violência contra idosos.

Teresa Barreira, directora da Segurança Social de Bragança explicou à comunicação social que com este Núcleo as vitimas "têm garantia de sigilo e anonimato total e aqui podem vir queixar-se de uma forma discreta, pois o gabinete está camuflado. Às vezes as pessoas não se sentem com coragem para se deslocar às forças de segurança e denunciar o seu caso" afirmou.

O serviço já foi inaugurado no dia 6 de Novembro e funcionará num espaço cedido pelo Governo Civil da capital do Nordeste Transmontano.

Sem comentários:

Enviar um comentário