quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Governo Civil preocupado com acidentes de Tractor

Devido ao elevado número de vítimas mortais em acidentes com máquinas agrícolas o Governo Civil de Bragança colocou imagens de um acidente com um tractor do qual resultou a morte do condutor, no verso dos impressos do subsídio do gasóleo agrícola.

Esta acção de sensibilização agressiva tem como o objectivo principal despertar a consciência dos agricultores para os perigos de manobrar uma máquina agrícola. “No verso dos impressos de requisição do gasóleo agrícola introduzimos alguns alertas, introduzimos também uma imagem chocante, sem identificar a vítima do acidente, é uma imagem dura mas é a realidade com que vivemos” declarou o governador civil Jorge Gomes à imprensa.

Este tipo de acidente já vitimou 40 pessoas desde 2002 e este ano já vai em onze o número de vítimas mortais resultantes de acidentes de tractor, só no distrito de Bragança.

Também está a ser levado a cabo um estudo no intuito de compreender esta problemática, a fim de encontrar soluções para posteriormente as colocar em prática, e neste momento já foi definido o perfil dos acidentados cuja esmagadora maioria são indivíduos com idades iguais ou superiores a setenta anos, os tractores que utilizavam não usavam o arco de protecção, o maior numero de vitimas mortais não fazia da agricultura um meio de vida e cerca de 75 por cento das vitimas não tinham carta de condução de máquinas agrícolas.

O Governador Civil, depois de ter acesso a estes dados, defende a obrigatoriedade de possuir carta de condução de veículos pesados para quem manobrar máquinas agrícolas.

Jorge Gomes enviou o estudo e um conjunto de propostas, nomeadamente a realização de acções de formação e reciclagem junto dos agricultores, no sentido de combater este tipo de acidentes, ao Ministro da Administração Interna.

Sem comentários:

Enviar um comentário